RSS Feed

Semana Nacional da Leitura e Literatura

Você sabia que esta é a SEMANA NACIONAL DA LEITURA E LITERATURA?

Não sabia? Como assim? Leia aqui embaixo.

"O calendário oficial de celebrações relacionadas à Cultura no Brasil passou a contar com mais uma data: o Dia Nacional da Leitura, a ser comemorado em 12 de outubro. Publicada nesta sexta-feira, 9 de janeiro, a Lei nº 11.899 – que também institui a Semana Nacional da Leitura e da Literatura – foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura interino, Roberto Gomes do Nascimento.

Com a iniciativa, o Governo Federal pretende ressaltar a importância do hábito da leitura no país, fundamental no processo de formação do indivíduo e de inclusão sociocultural. Objetiva, ainda, destacar a criação literária e o papel da leitura, em especial entre os mais jovens, pois a data também é consagrada como o Dia da Criança.

A Cultura brasileira já contava com outras datas para celebrar o segmento do Livro, Leitura e Literatura – Dia do Bibliotecário, 12 de março; Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril; Dia Nacional do Escritor, 25 de julho; e Dia Nacional do Livro, 29 de outubro; dentre as oficiais."

Fonte: Ministério da Cultura

E não podemos deixar a data em branco, certo?

Então para celebrar vou dar algumas sugestões:

1. Pratique a Leitura de livros, blogues, placas de trânsito, jornais, revistas, artigos, HQ's.
2. Leia um livro.
3. Fale sobre livros e literatura.

Não sabe como fazer isso? Tem dúvidas? É tímido?

Não se envergonhe, a solução é mais fácil do que você pode imaginar, e está bem aqui. Ou melhor, bem abaixo...

Dicas:

Visite o Forúm de Literatura Meia Palavra. Lá você pode conversar sobre leituras, autores e ainda receber inúmeras dicas sobre o que ler.

O Meia também tem uma área exclusiva para a comemoração da Semana Nacional da Leitura e Literatura, com vários tópicos muito interessantes.

Outra dica é visitar os blogue dos escritores, algumas dicas:

Antônio Xerxenesky
Samir Mesquita
Andre Esteves
Jana Lauxen

Existem muitos outros, mas acho que já é possível se divertir com essas dicas.

Aproveitem a semana e ótimas leituras.

7 comentários:

Ludi disse...

Eu leio muito! Mas geralmente são os mesmos livros kkkkkkkkkkkk
EU to doida pra minha priminha fazer um ano logo pra eu começar a dar aqueles livrinhos com figuras... porque eu peguei gosto por leitura assim!
Se todo mundo tivesse esse hábito de ler, o Brasil não seria assim!
Beijão

Taynar disse...

Ler é mais que essencial!
Bem mais...

Beijos

Carla Said disse...

Eu tenho orgasmos intelectuais lendo...adoro...são..prazerosos, por mais redundante que pareça ser. A leitura é extremamente importante, inclusive pra quem pretende iniciar um blog, afinal, já diziam as professoras da alfabetização: tu precisas ler pra escrever bem. É um fato..

beijos, e foi um EXCELENTE post e uma dica valiosíssima...

(marta silva) disse...

um dia desses fiz uma desafio com algum meu e ele me desafiou a ficar 1 semana sem ler, e eu desafiei ele a ficar 1 semana sem jogar futbol.
a verdade.
eh q nohs dois perdemos.
aeuhaueh
ler eh tudo.
e escrever tb.

;*

Mariah disse...

o livro é o melhor companheiro...anda com a gente, ri com a gente e quando a gente não tá afim...simplesmente fica quietinho do nosso lado, dormindo com a gente!
agora esto aqui também...beijos!

Tata disse...

Ok.....I´ll do it!

bjinhos

Daniel disse...

Gostei do texto mesmo sem nunca ter ouvido falar do autor.
Um beijo enorme de Londres :)
Dan